Home Office

O Home Office, para muitos, é um grande desafio.
Muitas pessoas não conseguem ter o mesmo rendimento e concentração que têm em seu ambiente de trabalho.
Com isso, nós preparamos para você uma série de dicas e soluções que podem te ajudar nessa sua nova forma de trabalhar e alcançar grandes resultados.

Home Office– Guia Prático

Home Office quer dizer escritório em casa e é uma modalidade de trabalho onde pessoas e empresas se conectem à distância. O que era algo incomum para muitas empresas, se tornou uma necessidade com a situação mundial em relação ao COVID-19 e vai se ser incorporado a vida de muitas pessoas e empresa. Se você se deparou com o home office agora, fique tranquilo, esse guia vai te ajudar.

Para trabalhar home office você precisa basicamente de:
* Um notebook;
* Ótima conexão com a internet.

No decorrer do artigo, vamos mostrar detalhadamente características sobre trabalho home office e por onde começar.

Como Funciona o Trabalho em Casa?

Muitas tarefas, funções e processos nas empresas não dependem fisicamente de troca de objetos e mesmo para essas é possível algumas adaptações, mas para empresas ou profissionais que buscam essa modalidade, prepare-se para encontrar algumas características que podem mudar de empresa para empresa, com tudo, algumas podem ser 100% Remoto não será necessário comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente ou ainda algo Híbrido onde algumas coisas são na empresa e outras não.

Vantagens e Desvantagens de home office

Veja quais os prós e contras do trabalho home office.

Vantagens

Economia: você economiza com transporte e alimentação.
Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.
Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

Desvantagens

Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.
Interatividade: Tem pessoas que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros. Avalie se é o seu caso.
Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso. Aqui vão algumas dicas:

7 Dicas para Trabalhar Home Office

Veja algumas dicas para você que quer trabalhar home office.

1. Invista em um ambiente adequado

Separe um cômodo ou espaço da sua casa que seja apto para você exercer as suas atividades. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável, evitando que você tenha problemas de postura e de saúde.
Se não existir nenhuma possibilidade na sua própria casa, procure na sua cidade um espaço de coworking. Esses espaços geralmente estão em centros de tecnologia e em shopping centers. Na maioria das vezes essa escolha vale muito a pena. Só se previna quanto às questões atuais de isolamento quanto ao COVID-19.

2. Tenha um ambiente sem distrações

Assim que definir onde será o seu local de trabalho remoto, garanta que ele seja livre de distrações. Isso significa ter um espaço que você possa focar nas suas tarefas sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação.
No caso dos parentes, é importante deixar claro que, não é porque você está trabalhando de casa que está à disposição para os afazeres familiares. Você tem suas obrigações como qualquer outro profissional e, por isso, precisa de um espaço dedicado à sua profissão.
Quanto aos pets, deixe os momentos de interação para os seus intervalos. Caso contrário, você pode perder o foco facilmente e ter seu desempenho geral afetado. E, se puder, separe alimentos e água para eles antes de começar a trabalhar, repondo também nos seus intervalos.

3. Trabalhe em um local silencioso

É muito difícil manter a produtividade e a concentração se o seu ambiente de trabalho não for propício para você manter o foco por longos períodos.
Por isso, garanta que o local seja pouco afetado ou totalmente livre de ruídos, como os barulhos que costumam chegar pelas janelas, como trânsito pesado em rodovias, obras em construção e animais.
E, se morar com outros familiares, peça para que os barulhos sejam amenizados. É bastante provável que as outras pessoas queiram assistir televisão, ouvir música e cozinhar enquanto você trabalha. Da mesma forma, as brincadeiras das crianças também podem atrapalhar.

4. Atenção à iluminação do ambiente

É imprescindível ter uma iluminação coerente com as atividades que você precisa executar. Primeiro porque você não deve forçar a sua visão em qualquer situação. Depois, todos os objetos que usa precisam estar bem iluminados para evitar contratempos.
Num primeiro momento, pode ser que a iluminação natural do dia seja suficiente para garantir a iluminação de todo o seu ambiente de trabalho. Tente verificar se você se sente confortável com essa situação e sem dificuldades para enxergar qualquer objeto, tela, caderno de anotações e demais materiais.
No meio da tarde e durante a noite, já se faz necessário usar a energia elétrica para suprir a falta de iluminação natural. O seu posicionamento em relação à fonte de luz deve ser de tal forma que não tenha sombras sobre os seus equipamentos, evitando desgastes na visão e perda de tempo nas tarefas.

5. Tenha uma conexão de internet estável

A web é o motor que move várias profissões atualmente. Inclusive, ela é um dos fatores que permitiu a difusão do Home Office. Por isso, tenha um plano de internet consideravelmente rápida e estável.
Seu plano de internet deve ter uma taxa razoável de velocidade para download e de upload de dados. Basicamente, 10MB e 1MB, respectivamente, já são suficientes para desempenhar suas funções. É claro que, quanto maiores esses números, melhor e como nas empresas outros equipamentos disputam esse megabites então ter uma rede bem planejada em sua casa é fundamental, para isso procure um profissional ou empresa especializada de sua confiança para lhe ajudar.

6. Crie uma Rotina de Horários e Mantenha a Organização

Estipule uma rotina de horários e mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem. Isso vale também para Home Office. A organização entre o que é horário de trabalho, intervalo, e de documentos e planilhas evita problemas e melhora o seu rendimento.
Atualmente, algumas ferramentas online relacionadas a produtividade, como o Gsuite, facilitam muito o gerenciamento do seu tempo e ajudam a organizar melhor a sua rotina de trabalho. Não deixe de usá-las.
Faça Intervalos Periódicos como qualquer outra atividade prolongada, é sempre recomendado fazer intervalos regulares durante o seu trabalho de casa. A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

7 Segurança

Por último e não menos importante não se esqueça da segurança, ter um antivírus sempre atualizado utilizar apenas softwares licenciados e atualizados são coisas simples que resolvem grandes problemas.
Lembre-se que a equipe da TI não está na sala ao lado cuidando de sua rede e o fato de sua rede estar aberta para você navegar onde bem quiser não é motivo para fazer. Atenção redobrada com e-mail, mensagens e cheque sempre que possível se a pessoa que você esta falando é ela de fato, não é porque estamos vivendo uma onda de solidariedade que todas as pessoas viraram boazinhas.